Motivo da fundação:

A fase anterior da nossa escola era Curso Chinês Xuéjú, fundado por Sr. Lin Chih Meng em 1 de fevereiro de 2001. Como o serviço de ensino foi reconhecido pela comunidade taiwanesa, e o número de alunos estava com aumento contínuo, o espaço original não atendia a situação. Com a participação e planejamento de algumas pessoas zelosas, após a reforma das salas de aula e instalações concluídas da primeira unidade atual, iniciou a escola em 15 de fevereiro de 2003, mudando o nome para “Escola São Confúcio”, convidaram Sr. Lin Chih Meng, coordenador do Cursinho Xué Jú, para assumir o cargo do primeiro diretor da escola.

Fase inicial da fundação:

Desde a fundação da escola, com o apoio e incentivo dos oficiais de Taiwan da unidade situada no Brasil, dos líderes comunitários compatriotas e dos pais zelosos, a dedicação total dos funcionários da escola, o ensino foi reconhecido por setores diferentes, o número de alunos continuou crescendo. Ensino infantil do curso regular: no início tinha menos de 10 alunos, já no segundo semestre aumentou para 20 alunos. Curso de sábado: alunos desde 3 anos, maternal do ensino infantil, até colegial, os adultos brasileiros das turmas de conversação, compareceram 126 alunos no primeiro dia de aula.

Crescimento gradativo:

Com o esforço de todos os funcionários e o apoio dos pais dos alunos, o ensino foi reconhecido e recomentado pela colônia chinesa. O número de alunos continuava crescendo, em 2004, iniciou o projeto de reforma para nova unidade, em 2005, unidade II foi criada, é o local para ensino fundamental do curso regular, ao mesmo tempo, assumindo as responsabilidades escolares de Song Po (Escola da terceira idade). Como o espaço não atendia a quantidade dos alunos do curso de sábado, em 2008, começou a locação da unidade III. No mesmo ano, assumiu a tarefa de Ponto de Demonstração de Centro Ensino Digital de Língua Chinesa no Exterior do Conselho de Assuntos da Comunidade, contratado pelo Centro de Educação da Comunidade Taiwanesa, introduzindo o ensino digital, cultivando gradativamente as habilidades digitais dos professores.

Em 2010, novas instalações foram feitas na Unidade II: salas de aula, sala de informática, espaço para jogar ping pong e quadra para futebol. Atualmente, há 10 salas de aula, 3 escritórios, 1 refeitório, 1 cozinha, 1 sala de armazenamento e 10 sanitários na Unidade I; na Unidade II há 12 salas de aula (inclusive a sala de informática), 2 escritórios e 13 sanitários.

Renovação e superação

Em 2013, todas as salas de aula do ensino fundamental foram instaladas com equipamentos de ensino digital. Hoje já tem 12 salas de aula com projetor ou TV de 50” e banda larga, os professores podem usar laptop ou tablet para fazer ensino auxiliar, aumentando o interesse e o rendimento de aprendizagem dos alunos. Em 2014, a parceria com o Colégio Bela Alvorada foi estabelecida, uma filial foi instalada em Votorantim (perto de Sorocaba, 100 km de distância de São Paulo), para cursos de chinês aos sábados, recebendo os alunos a partir de 3 anos até curso de conversação para adulto, são 7 turmas e 36 alunos. Em 2014, o Ministério da Educação da República da China autorizou oficialmente a nossa escola para realizar Teste de Proficiência de Língua Chinesa no Brasil.

Atualidade

O desenvolvimento da escola continua estável, até hoje há números de alunos e funcionários a seguir:

Curso regular:

Ensino Infantil – 11 turmas
Ensino fundamental – 10 turmas
há mais de 200 alunos, 29 professores, 24 funcionários.

Curso de sábado (inclusive o filial):

Ensino Infantil – 8 turmas
Ensino fundamental, ginasial e turmas de conversação – 31 turmas
Há mais de 400 alunos, 44 professores e 11 funcionários.

Desde a fundação da escola, participamos ativamente das atividades importantes da comunidade da República da China (Apresentação no ano novo chinês, no Dia Nacional da Repúbica da China, participação no Bazar Beneficente, Encontro Desportivo da Comunidade, Festival de Danças Folclóricas Internacionais, etc), dedicando a força total para divulgar a cultura tradicional. Desde 2009, participamos das atividades de Festival Cultural de Ideograma Chinês, tivemos bons desempenhos, o resultado de ensino ganhou reconhecimento da comunidade.

Expectativa de Desenvolvimento

Em 2013 completamos 10 anos de fundação, estabelecemos quatro expectativas para nosso desenvolvimento: Aprofundamento da tradição da educação de textos clássicos; introdução geral do ensino digital; construção do sistema padrão do Teste de Proficiência da Língua Chinesa; preservação da educação de língua chinesa com qualidade. Continuamos nos esforçando, preparando para fazer regularização da escola junto com MEC para educação infantil do curso regular, com o ensino bilíngue. Outro problema a ser resolvido é a falta de sala de aula para cursos de sábado e o espaço limitado para atividades. Estamos fazendo projeto de construção do espaço interno para desenvolvimento de campus. Ao mesmo tempo, incentivamos nossos professores a fazerem curso de pedagogia nas universidades locais, cultivando a equipe profissional de professores. Aprimorar gradualmente o ambiente de ensino, melhorar os benefícios aos funcionários, elevar incessantemente a qualidade do ensino dos professores e o cultivo de nível da língua chinesa e o caráter dos alunos. Através da dedicação e contribuição dos educadores, retribui a sociedade local, fazendo com que os descendentes chineses não esqueçam da cultura e espírito tradicionais. Continuamos defendendo o ensino do chinês tradicional, construindo a marca do ensino de qualidade da língua chinesa, entrando na sociedade da tendência atual, direcionando-se ao desenvolvimento de escola completa (do ensino infantil para faculdade), essas são as expectativas do desenvolvimento escolar.